Solucione suas dúvidas sobre os direitos que mais preocuparam nosso público em 2023
Entender quais direitos asseguram uma renda digna no futuro é uma preocupação central para o público do Sutti Advogados Associados. É o que demonstra a seleção de assuntos mais procurados pelos leitores do nosso blog.
Preparar o melhor caminho para se aposentar em 2024, aproveitar os avanços, driblar os retrocessos nos direitos previdenciários das mulheres e aumentar o valor dos benefícios recebidos do INSS por meio da revisão da vida toda estão entre os assuntos com os quais nossos visitantes ficaram mais alertas.
Apoiá-los na busca pelo acesso aos mecanismos legais mais adequados é um compromisso da nossa equipe. Por isso, nossos especialistas explicaram como a lei fortalece as chances de segurados do INSS, aposentados, consumidores e integrantes de famílias para receber benefícios adequados, evitar problemas e ter suas garantias legais respeitadas.
Você se identifica com essas dúvidas? Confira abaixo o resumo e os links para os artigos mais lidos no nosso blog em 2023:
Aumento da idade para aposentadoria, diminuição do valor da pensão por morte, entre outras medidas. Quais as consequências dessas mudanças para as mulheres? A Reforma da Previdência de 2019 trouxe alteração de regras que apresentam desafio para as seguradas do INSS na garantia de seus Direitos Previdenciários. A advogada-sócia do Sutti Areta Fernanda da Camara comenta os efeitos dessas mudanças e traz orientações para as beneficiárias evitarem prejuízos a seus direitos.
Quando falamos de aposentadoria, vale lembrar que cada caso é um caso! Quem pretende se aposentar no próximo ano estará incluído nas regras de transição determinadas pela Reforma Previdenciária. Histórico de contribuição, tipo de trabalho que realizou durante a vida profissional e até se houve algum acidente ou não. Tudo isso pode alterar a sua aposentadoria. Entenda quais opções valem mais a pena para você!
Você deve ter ouvido falar em revisão da vida toda em 2023! Entender bem como serão aplicadas suas regras impacta diretamente na renda das pessoas aposentadas e seguradas do INSS. Afinal, a reavaliação pode ser uma oportunidade de refazer o cálculo do valor da aposentadoria. Mas, desde que a revisão da vida toda foi aprovada no Supremo Tribunal Federal (STF), em dezembro de 2022, surgiram questionamentos sobre seu alcance. Os ministros da Corte voltaram a julgar em novembro de 2023 possíveis limitações para quem terá direito a revisar o benefício. A votação ainda não teve definição. O próprio STF havia permitido, no final de 2022, que uma parte dos segurados do INSS refizesse os cálculos, considerando contribuições anteriores a 1994, porém o órgão recorreu, solicitando mais restrições para o acesso a este direito. Nossos visitantes acessaram o blog para entender as possibilidades oferecidas pela revisão da vida toda. A recomendação dos nossos especialistas é de acompanhar o final do julgamento para trazer orientações para você – afinal, existem muitas regras em jogo e tomar medidas práticas pode ser precipitado!
Como se divorciar? Como funciona a pensão alimentícia? Como alterar o valor pago ao ex-cônjuge ou filhos? A advogada Katlyn Nicioli Vaz de Lima Rossi, especialista em Direito da Família no Sutti Advogados Associados, respondeu às principais perguntas sobre o processo de divórcio judicial. Confira no nosso blog!
Negativa de exame ou cirurgia, dificuldade de marcar especialista, descredenciamento indevido. Não são raros os problemas com planos de saúde. Além de gerar altos custos para o consumidor, essas situações ameaçam seu bem-estar e de seus familiares. Veja no nosso blog como buscar seus direitos!