Descobriu que você caiu no Pente-Fino do INSS e bateu o desespero?
Fique tranquilo, você vai entender como proceder lendo esse post!
O INSS realiza revisões, de forma recorrente, para verificar se quem recebe benefícios que passaram por perícia há muito tempo continua a cumprir os requisitos exigidos. Desde 1º de agosto de 2024, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), passou a integrar as análises do Pente-Fino.
Os principais focos da avaliação atual são:
BPC/LOAS: Benefício de assistência destinado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, no valor de um salário mínimo.
Benefício por incapacidade temporária: Também conhecido como auxílio-doença, concedido para o segurado que precisou se afastar do trabalho por encontrar-se incapacitado para exercê-lo.
Mas o Pente-Fino também engloba:
- Auxílio-acidente
- Auxílio reclusão
- Pensão por morte
- Aposentadoria por incapacidade permanente
- Salário maternidade
Como saber se caí no Pente-Fino do INSS?
Acompanhe pelo Meu INSS:
Acesse o portal ou app “Meu INSS” e veja se há alguma notificação ou pendência no seu benefício.
Correspondência
Fique atento(a) às cartas enviadas pelo INSS. Elas indicam a necessidade de revisar documentos.
Cuidado!
Muitos benefícios têm sido cortados por falta de comprovação e documentação atualizadas!
No Pente-Fino, o INSS verificará irregularidades na situação médica do beneficiário e, no caso do BPC, os requisitos de renda, além de pendências no cadastro do segurado.
Estou no Pente-Fino. O que devo fazer?
Nossa recomendação é ter a assistência de um (a) advogado (a) especialista em Direito Previdenciário, para mapear a situação do seu benefício e melhor orientar sobre o que você precisa providenciar, como o laudo deve preencher os requisitos da “Lei”. Quando o corte acontece, um profissional da advocacia poderá indicar os caminhos jurídicos para fazer valer seu direito de voltar a receber seu benefício – seja mantendo a estratégia de restabelecer, seja mudando a estratégia para a concessão de benefício mais benéfico!
Não podem cair no Pente-fino...
- Pessoas com mais de 60 anos, aposentadas por invalidez
- Pessoas com mais de 55 anos que recebem benefício por incapacidade há mais de 15 anos
- Quem recebe benefícios há mais de 10 anos
- Pessoas com HIV ou Aids

Conheça a Equipe Previdenciária do Sutti Advogados Associados!
Ajudar segurados, beneficiários e aposentados do INSS a preservar seus direitos previdenciários é um dos pilares do Sutti, desde 1999. Sediado em Jundiaí-SP, nosso escritório tem uma equipe multidisciplinar com profissionais especializados em cada auxílio, aposentadoria ou benefício do INSS – incluindo aqueles que entram no Pente-Fino!
Nossos advogados e advogadas são continuamente capacitados para mapear a vida do trabalhador para que ele proteja todos os seus direitos, garantindo uma renda futura segura, estável e sem risco de cortes.
Blog & Notícias
Saiba mais sobre Direito Previdenciário em nosso blog!