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Você foi alvo de prática abusiva pelo banco? Você tem direito à indenização

Descubra como a lei protege você quando o banco comete uma infração ao Código do Consumidor

Katlyn Nicioli Vaz de Lima Rossi*

Os bancos fazem parte da rotina do brasileiro, mas muitas vezes os consumidores contratam esses serviços e enfrentam problemas que causam dor de cabeça e constrangimentos. Os tradicionais golpes, fragilidade nos sistemas e até mesmo o incômodo em portas giratórias são alguns dos principais problemas enfrentados pelos brasileiros em instituições bancárias. Saber como lidar com eles é fundamental para defender seus direitos e até evitar prejuízos.

Principais Problemas Enfrentados pelo Consumidor

  1. Golpes e Fraudes em Contas Bancárias

Golpistas aproveitam a fragilidade dos sistemas bancários para acessar informações dos clientes, como no golpe do PIX, e realizar transações não autorizadas, muitas vezes falsificando a assinatura dos titulares das contas, o que provoca prejuízos financeiros complicados de reverter.

Vale lembrar que o consumidor pode e deve responsabilizar as instituições bancárias e ser indenizados pela mesma, quando esses golpes acontecem pela vulnerabilidade e baixa segurança de seus sistemas.

Como se proteger?

  • Mantenha seus dados seguros: Jamais compartilhe informações pessoais ou bancárias por telefone ou e-mail.
    • Autenticação em duas etapas: Ativar este recurso aumenta a segurança de suas contas.

Monitoramento: Verifique regularmente suas transações e informe imediatamente qualquer atividade suspeita ao seu banco.Lembre-se: você pode buscar uma indenização por danos morais e materiais. Mais detalhes sobre isso adiante no texto.

  • Constrangimento em portas giratórias para pessoas com deficiência (PcDs) ou com pinos de cirurgia

Pessoas com deficiência ou com pinos no corpo frequentemente enfrentam mal-estar ao passarem por portas giratórias em agências bancárias, seja alarmes falsos ou dificuldades de acesso. Muitas vezes, essas pessoas são também tratadas de forma discriminatória pelos funcionários do banco, o que pode gerar um processo por danos morais.

Como se Proteger:

  • Solicite atendimento prioritário: PcDs têm direito a atendimento prioritário, e as agências devem oferecer alternativas de acesso sem constrangimento.
    • Documente o incidente: Registre o ocorrido com fotos ou vídeos, se possível, e, se necessário, obtenha testemunhos de outros clientes que estavam no banco.
    • Denuncie ao Procon: Relate o incidente ao Procon e procure orientação jurídica para garantir o cumprimento de seus direitos.
  • Cobranças Indevidas e Juros Abusivos

Cobranças de tarifas não autorizadas ou juros superiores aos contratados são práticas abusivas comuns. No entanto, é importante que o consumidor fique atento, porque os bancos costumam alegar que o cliente estava ciente dos riscos ao assinar o contrato, e muitas vezes as decisões dos juízes não são favoráveis à pessoa.

Como se Proteger:

  • Leia os contratos na íntegra: Entenda todas as cláusulas e pormenores antes de assinar qualquer documento.
    • Monitore suas contas: Verifique suas transações regularmente e questione qualquer cobrança diferente.
    • Solicite estorno: Se detectar uma cobrança indevida, solicite o estorno junto ao banco e, se não resolver, leve o caso ao Procon.

Possibilidades de Indenização

Se as práticas abusivas resultarem em prejuízos ou constrangimentos, você tem o direito de buscar reparação. Veja os cenários:

  • Reclamação ao Banco: Inicie uma reclamação formal junto ao banco e sempre guarde o número do protocolo, algo que muitas vezes esquecemos na correria do dia a dia. A instituição é obrigada a responder em um prazo razoável.
  • Procon: Se o banco não resolver, registre uma reclamação no Procon, que é responsável por mediar a situação e buscar uma solução favorável.
  • Banco Central: Em casos mais graves, leve a reclamação ao Banco Central, que pode investigar a instituição financeira.
  • Ação Judicial: Uma possibilidade também é entrar com uma ação judicial. Fraudes, constrangimentos e cobranças indevidas são situações plausíveis de indenização por danos materiais e morais.

Proteger-se contra práticas abusivas em serviços bancários exige paciência, atenção e conhecimento dos seus direitos. Mantenha-se informado e não hesite em buscar ajuda se precisar. Dessa forma, os riscos são minimizados e as interações com instituições financeiras tornam-se mais seguras.

 * Katlyn Nicioli Vaz de Lima Rossi é advogada do Sutti Advogados Associados, especialista na área cível, atende demandas do público relacionadas a Direito de Família e Direito do Consumidor.s